Terça, 22 de março de 2011, 09h59

Moda de MT é destaque em evento do setor na África

A moda mato-grossense estará presente em um dos mais importantes eventos desta temporada, o Praia Fashion Week, que movimentará a cidade de Cabo Verde na África entre os dias 21 e 27 de março. Reunindo renomados estilistas e criadores de moda, a semana contará com a presença de representantes de países como São Tomé e Príncipe, Portugal e Espanha.

O Brasil está entre os convidados e levará um negócio dinâmico e sustentável que é desenvolvido em Mato Grosso pela empresa de moda Alfa. São roupas e acessórios produzidos a base de algodão cru, um estilo conceitual que alia beleza e leveza, e se encaixou na busca constante por inovações vivenciadas pelo mercado. Essa moda vem ao encontro da cultura produtiva do Estado e valoriza as possibilidades de crescimento com base na preocupação ambiental e nas possibilidades de geração de renda.

O interesse internacional nos produtos mato-grossenses teve início no ano passado, depois que a empresa Alfa, que tem como proprietária a industrial Claudia Fagotti, com o apoio do Núcleo de Moda e Design do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Mato Grosso (Senai-MT) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), se destacou em uma feira de exposições em Cabo Verde.

Segundo ela, o empreendedorismo e a busca de interação com outros mercados é um propulsor que pode levar a conquistar espaços como este. “A indústria do vestuário é muito ampla e exige que o empresário haja com criatividade e visão. Participar de missões internacionais, como as organizadas pelo Sistema Fiemt (Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso) e pelo Sebrae, e agir com empenho no desenvolvimento de boas ideias ajuda a aplicar capital com foco e ter sucesso”, explica Claudia Fagotti.

Durante toda semana, o Praia Fashion Week será palco de 10 desfiles, 30 manequins e oferecerá cursos de passarela, maquiagem e modelo fotográfico. A programação também inclui uma série de debates e seminários sobre produtos e inovações. Cláudia Fagotti que faz parte da diretoria do Sistema Fiemt e do Sindicato das Indústrias do Vestuário de Mato Grosso (Sinvest), também representará o Brasil ministrando uma palestra sobre a experiência de sucesso na utilização do algodão cru como matéria-prima na confecção de roupas e a possibilidade de aliar harmonicamente sustentabilidade e moda.

Núcleo de Moda e Design do Senai-MT - Empresários do ramo têxtil e de confecções que buscam o desenvolvimento operacional alinhado à novas tecnologias em desenhos e softwares, tem o Programa Senai de Gestão do Design como um instrumento para aumentar a competitividade. Unindo conhecimento e experiências, o núcleo realiza pesquisas de coleção, assessoria em design, participa da elaboração de cadernos de tendências e leva novidades, adequando produtos e viabilizando sucesso. Mais informações: (65) 3612 1735 ou (65) 3612 1703