Notícias / CDL Cuiabá informa
Quarta, 31 de janeiro de 2024, 18h42

Nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Por: Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá

A CDL Cuiabá destaca que a CCT é fundamental para regular as relações de trabalho.

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), vem por meio deste comunicar a todos os associados e empresários em geral, que a nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) referente ao ano de 2024 já se encontra disponível.

Vale ressaltar que o documento traz algumas mudanças como por exemplo, em relação ao piso salarial normativo dos comerciários e prestadores de serviços, que passa a ser de R$1.482,00. Esse reajuste é para quem ganha acima do piso de 4,62%.

Outro item que vale ressaltar é em relação ao prêmio de assiduidade, onde as empresas concederão mensalmente um valor mínimo de R$37,00, a todos os empregados que não tenham faltas, sejam elas injustificadas, justificadas ou declaração de comparecimento, mesmo que parcial.

Além disso, na cláusula nona da CCT, para este ano de 2024, está autorizado a abertura no feriado de finados. A iniciativa leva em consideração o fato deste feriado ocorrer no sábado, dia da semana de maior circulação de pessoas no comércio varejista em geral, seja no comércio de rua ou dos shoppins centers.

Impactos nas Relações de Trabalho:

A CDL Cuiabá destaca que a CCT é fundamental para regular as relações de trabalho, promovendo equidade e segurança tanto para os colaboradores quanto para os empresários. As alterações propostas visam alinhar as condições laborais às demandas do mercado, garantindo uma relação justa e benéfica para ambas as partes.

A instituição reitera ainda a importância da adesão e cumprimento das diretrizes estabelecidas na CCT visando garantir a segurança jurídica para as empresas da capital e de Várzea Grande.

Disponibilidade do Documento:

A nova CCT para o ano de 2024 já está disponível para consulta e download no site oficial da CDL Cuiabá. Todos os associados e interessados podem acessar o documento para se manterem informados sobre as normativas que regerão as atividades comerciais ao longo do ano.

Para mais informações e acesso à nova CCT, os interessados podem visitar o site oficial da CDL Cuiabá no link abaixo:

Doc.Convenção Coletiva