Terça, 19 de abril de 2011, 09h09

Parte dos lojistas decide abrir no feriado de 21

O feriado prolongado que começa na quinta-feira dessa semana, 21 (Dia de Tiradentes), passa pelo dia 22 (Paixão de Cristo), e acaba se estendendo até o domingo, nos chamados feriadões que, ainda que o comércio abra as portas nos dias 21 e 23 (respectivamente quinta-feira e sábado, muitos podem emendar em viagens e em ritmo mais devagar do movimento econômico.

Por Lei, no dia 21, o Setor de Comércio da capital pode funcionar. O dia 22 é inegociável e o comércio não pode funcionar. No sábado é certo o retorno em expediente normal. Mas as lojas ainda estão divididas entre as que funcionarão, a exemplo da Riachuelo e os as dos Shoppings, e as que fecharão as portas. Em Várzea Grande a prefeitura decretou o contrário: no dia 21, que é feriado nacional, os comércios não devem abrir. Já no dia 22, por ser um feriado cristão, foi decretado ponto facultativo.

Ainda que haja alguma preocupação dos representantes de Comércio (no que se refere às CDLs) de esvaziamento da cidade, a própria Federação das CDLs, por meio de seu presidente, José Alberto Vieira de Aguiar, lembra que boa parte dos moradores da cidade procuram mais por entretenimento e restaurantes, e até tirar um tempo para compras. “E recebemos turistas de várias regiões de Mato Grosso, que somam no movimento da cidade”, explica o presidente da FCDL/MT, apostando em aumento de cerca de 10% para os próximos feriados, em bares e restaurantes.

Apostando na vinda de consumidores, no dia 21, a Flamboyant pretende abrir uma ou duas das seis lojas de Cuiabá, segundo Antônio José de Oliveira, gerente de vendas. Ele lembra que “no último dia 8, feriado do aniversário de Cuiabá, nós abrimos todas as lojas e até às 14h tinha movimento”, conta. No sábado (23) o expediente da loja volta ao normal. As duas filiais Flamboyant de Várzea Grande vão respeitar o decreto da prefeitura, fechando na quinta-feira (21) e abrindor no dia 22, conforme coloca Antônio, acrescentando que novas definições podem surgir até o fim da semana.

Já para muitas lojas do ramo de Confecção, o feriado é como um domingo normal. Segundo Marcela Oliveira, líder de atendimento da Riachuelo, compensa abrir no feriado, pois o retorno é positivo. “O esquema vai ser o mesmo dos domingos, quando o movimento é reduzido, mas as vendas ainda são boas. Então, escalamos um terço do nosso quadro de funcionários para vir trabalhar e atender a tal demanda”, esclarece. A loja vai funcionar no dia 21, das 9h às 15h e no sábado o funcionamento vai ser normal, das 8h às 19h, com o quadro completo de funcionários.

Feriados movimentam restaurantes -O crescente hábito de fazer as refeições fora de casa se acirra nos feriados. Nestes dois últimos feriados de abril, que se sequenciam na quinta e sexta-feira, respectivamente dias 21 e 22, Tiradentes e Paixão de Cristo, a procura por refeições fora de casa devem crescer, assim como movimentar a cidade com turistas de fora e de outras regiões do Estado.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Mato Grosso (SHRBS-MT), Luiz Fernando, aposta em incremento de 3% para abril, maio e junho em relação aos primeiros três meses do ano, crescimento que, de acordo com ele, tem a ver com as datas comemorativas do período e feriados. “Estes meses são sempre melhores que os três primeiros meses do ano justamente por causa destas datas”. Ou seja, datas festivas e feriados realmente propiciam acréscimos nesta receita.

Ressaltando-se que as viagens estão muito ligadas aos feriados prolongados, é possível observar, na opinião de Paulo Solmucci Júnior, presidente executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), a importância da gastronomia e da alimentação fora do lar para o mercado turístico do Brasil. “Você pode fazer turismo sem um hotel, sem um carro, mas não pode fazê-lo sem comer em um restaurante”, disse o presidente da Abrasel, que ainda ressaltou a presença do setor já na vida do brasileiro: “um terço de tudo que gastamos em alimentação é fora de casa”.

José Júlio Cantino, superintendente do Shopping Três Américas, confirma que “durante feriados o crescimento é de 30% no número de pessoas”. Com exceção ao dia do trabalho (quando as lojas não podem abrir e somente a praça de alimentação e os cinemas funcionam), o Shopping abre nos feriados, “porém com horário diferenciado”, ressalta o superintendente. Nestes dias a praça de alimentação começa a funcionar às 11h e fica aberta até as 22h. As lojas têm horário reduzido, abrindo das 14h às 20h.  “Nos feriados é a alimentação e o lazer os serviços que mais movimentam o shopping”, conclui.

É o caso da Cacalo Peixaria, que trabalha principalmente com peixes da região pantaneira. Durante feriados chega a registrar altas no movimento que ficam entre 25 e 30%, afirma José Carlos Biancardini, proprietário do estabelecimento. Ele está otimista com os feriados do próximo mês. “Principalmente com a semana santa, pois é uma época do ano quando a procura por peixe aumenta consideravelmente”. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Thalita Marques/Honéia Vaz)