whatsapp
Notícias /
Segunda, 13 de abril de 2009, 12h15
| Tamanho do texto A- A+

Pesquisa II - Cuiabanos preferem o Flamengo

 
Pesquisa da Vetor faz raio-X de atividades esportivas e de lazer em Cuiabá
 
Nem Mixto nem Dom Bosco. O time de futebol mais popular em Cuiabá é o Flamengo. Pelo menos é o que aponta a última edição da pesquisa Nossa Casa, realizada pela Vetor Pesquisas com chefes de família cuiabanos. Focada neste ano em atividades culturais, esportivas e de lazer, a pesquisa identificou que o Flamengo é o time preferido por 20,8% das famílias ouvidas, seguido pelo Corinthians (14,7%) e pelo São Paulo (10,8%). Entre os times locais, o Mixto aparece com 4,5%, e os demais são citados por menos de 2% dos entrevistados.
Realizado a cada dois anos pela Vetor, o projeto Nossa Casa de 2009 faz um grande levantamento sobre turismo, lazer, cultura e esporte. Alguns indicadores são inéditos, como o índice de prática esportiva, que aponta que 63,9% dos entrevistados não realizam nenhuma atividade física em suas horas livres. Entre os não sedentários, o futebol se destaca, com 15,1% de citações, seguido pelas caminhadas – adotadas por 12,5% dos chefes de família.
ARTE E CULTURA – A pesquisa buscou identificar também as práticas culturais mais freqüentes entre as famílias cuiabanas. “Quando perguntamos se a pessoa tinha algum dom artístico, 78% responderam que não. Entre os que disseram sim, 6,3% declararam dançar e 5,7% afirmaram que cantam”, comenta a diretora de pesquisas da Vetor, Miriam Braga.
A pesquisa mostrou também que apenas 8,6% dos entrevistados já haviam ido a uma ópera, e que 49,2% haviam conhecido algum tipo de museu. Em relação aos principais eventos culturais da cidade e do Estado, observou-se que 45,5% dos chefes de famílias ouvidos já participaram da Festa do Divino, ao passo em que 40,8% dos entrevistados afirmaram já ter ido ao Festival de Cururu e Siriri. Logo em seguida, 38,6% citaram o Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães.
 
Metodologia da Pesquisa
Para obter os resultados, foi adotada a pesquisa quantitativa com a técnica de survey de opinião. Foram realizadas 500 entrevistas domiciliares com chefes de família de Cuiabá. A margem de erro da pesquisa é de 4,3%, com intervalo de confiança de 95%. A coleta de dados foi realizada de 13 a 20 de março pela equipe da Vetor Pesquisas.
 
Saiba Mais
Há vários outros indicadores levantados pela Vetor Pesquisas no projeto Nossa Casa 2009, como lazer e turismo. O primeiro relatório inclui ainda dados sobre o perfil socioeconômico das famílias cuiabanas e pode ser acessado pelo site www.vetorpesquisas.com.br. Os outros três relatórios serão liberados durante o mês de abril, com os temas “Confiabilidade em Instituições”, “No bolso da Nossa Casa” e “Serviços Públicos”.
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL