Quarta, 19 de janeiro de 2011, 08h50

Resultado mostra empresas buscando eficácia na concessão de crédito

No acumulado janeiro-dezembro 2010 comparado com igual período de 2009, de acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito-SPC/CDL Cuiabá, o índice de registros de inadimplentes no Serviço caiu 16,91%.

O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas-CDL Cuiabá, Nelson Soares, explica que face ao aumento de consultas no período, 13,7%, tendo lado a lado esta redução na carteira de inclusões, significa que as empresas estão melhorando seus sistemas de análise de crédito, “além de o consumidor estar mais pontual com o pagamento de suas contas”.

E diferente da percepção corrente de que somente ou mais os médios e grandes empreendedores são os mais atentos ao gerenciamento adequado da concessão de crédito, o Empreendedor Individual (EI) Radilson Ferreira, atuante no ramo de venda de confecções em Cuiabá, informa que trabalha o gerenciamento do crediário de forma organizada e austera. “Faço consultas ao SPC para clientes novos e os inadimplentes confirmados em outras ocasiões. Os antigos clientes e os de compras freqüentes adimplentes são trabalhados pelas informações do meu cadastro”.

Radilson explica que seu cuidado é mesmo para evitar a inadimplência que vem a gerar outros ônus, a exemplo do impacto no capital de giro, e decorrentes empréstimos ou juros para cobrir custos com mercadorias de pagamentos não-recebidos.

O comparativo entre dezembro 2010 e igual mês do ano passado confirma a mudança neste quadro de cuidados do empreendedor paralelamente ao aumento das verificações para vendas, pontuando decréscimo de 5,44% nas inclusões ao SPC e marcando crescimento de 12,34% nas consultas.

A relação dezembro-novembro igualmente mostrou retração das inclusões paralelamente ao aumento das consultas, respectivamente menos 18,15% e aumento de 43,04% relativos às vendas de Natal.

Vitor Ferreira, analista de crédito da América Jeans, loja de Cuiabá-MT, confirma o aperfeiçoamento do Setor de Análise de Crédito. “Estamos mais rígidos: além da consulta ao SPC, cruzamos informações de diversas ordens e buscamos comprovações como as de endereço e benefícios de INSS, entre outras que nos indicam históricos do consumidor para que possamos localizá-lo ou comprovar suas declarações”.

Segundo Vitor, o objetivo é reduzir o risco da venda já no começo do processo, evitando altos percentuais de inadimplência.

O superintendente da CDL lembra que a operação comercial feita desta forma, mais segura, diminui os custos posteriores, “em caso de dívidas não honradas (que já são um prejuízo inicial) e todas as despesas decorrentes das necessárias cobranças”.

As exclusões de inadimplentes registrados caíram em relação a dezembro de 2009, fechando em menos 41,06%. Mas cresceram na avaliação entre dezembro-novembro de 2010, pontuando 13,66%.  (Honéia Vaz)