Sábado, 15 de janeiro de 2011, 08h07

SPC mostra aumento de 12,3% em dezembro

De acordo com o Serviço de Proteção ao Crédito-SPC/CDL Cuiabá, dezembro de 2010 comparado com igual mês de 2009 demonstrou crescimento de 12,34% nas consultas, que revelam o índice comparativo para o número de vendas na base da capital mato-grossense.

O percentual correspondente às demais cidades de Mato Grosso, segundo o SPC é de 10,94%. “O Natal alcançou 9,88% de aumento em relação ao período natalino anterior. Por segmento, de acordo com pesquisa informal CDL Cuiabá, os números são melhores ainda, a exemplo de 14,7% em eletroeletrônicos e cerca de 16% no ramo de cosméticos, lembrando a variedade de preços e tipos de produtos”, aponta o presidente da Federação das CDLs de Mato Grosso, José Alberto Vieira de Aguiar.

O número do SPC para o comparativo entre dezembro de 2010 e o mês anterior confirma a expressividade de dezembro no calendário comercial – 43% a mais de consultas de empresas de Cuiabá. Em todo o Mato Grosso, este comparativo dezembro-novembro resultou em 41,6%.

Inclusões – Um dado interessante é a redução de registros de CPFs e CNPJs no SPC/CDL Cuiabá mesmo com o aumento de 12,3% no índice consultas. A queda no comparativo com dezembro de 2009 alcançou 5,44%. Dezembro de 2010 comparado com novembro deste mesmo ano, as inclusões de nomes no SPC, ou seja, “negativações”, é de menos 18,15%, lembrando que o número de consultas neste mesmo comparativo com o mês anterior cresceu 43%.

Para o superintendente da CDL Cuiabá, Nelson Soares,  a relação demonstrada – mais verificações ao SPC paralelas a menos registros de nomes é sinal de melhor análise do comerciante na hora de fazer a concessão de crédito, otimizando suas ferramentas de segurança e minimização do risco da venda. E mais consumidores conscientes na hora de compras, além de preocupado em honrar os pagamentos dentro das datas-limite”. (Honéia Vaz).