Sexta, 20 de fevereiro de 2009, 12h03

SPC: presidente da CDL fala sobre representatividade do Carnaval

Nesta entrevista de O Lojista para o site da CDL Cuiabá, o presidente da entidade, José Alberto Vieira de Aguiar, contextualiza o carnaval na economia local  e esclarece alguns pontos sobre expediente comercial durante a festividade.

O Lojista -  Presidente, acontece crescimento de vendas na semana do carnaval?

José Alberto Vieira de Aguiar -  O volume de vendas geral, segundo o banco de dados do SPC/CDL Cuiabá, em fevereiro como um todo, cai, por que é uma época que muitas pessoas saem de férias, outras procuram resgatar suas dívidas no lugar de fazer novas compras ou ainda estão pagando as contas do Natal. Especificamente no Carnaval de 2008, o comparativo SPC/CDL Cuiabá entre a semana do carnaval e a anterior, apontou queda de 19,7%. No entanto, conforme levantamento feito pela própria CDL em 2007 e 2008, notamos que em alguns segmentos há crescimento.

O.L - Que segmentos são estes em que o Carnaval representa aumento?

J.A - Em bares e restaurantes há crescimento no volume de vendas entre 35% e 50%. No de produção de camisetas e roupas específicas para o carnaval pode ultrapassar os 150%. Nesta época do ano também notamos incremento de até 30% nas vendas relacionadas “à volta às aulas”, tendo nesta lista todos os tipos de materiais escolares e tênis, camisetas e calças e bermudas jeans.

O.L – Funcionamento do Comércio, como ficará no Carnaval?

J.A – É importante ressaltar que Carnaval não é feriado. Pela Lei, existem oito feriados nacionais no Brasil, e o Carnaval não está incluído nessa lista. Caso houvesse esta definição em lei municipal também poderia ser feriado. Mas, a Lei Municipal número 5.165 de 30 de dezembro de 2008, que regula os feriados e pontos facultativos de 2009, não inclui a data, que, segundo o departamento jurídico da CDL Cuiabá é ponto facultativo, estando o Comércio livre para funcionar normalmente e o funcionalismo público podendo ser dispensado.

O.L – E o funcionamento da CDL?

J.A - A CDL Cuiabá funcionará das 8h às 12h no dia 23 e não terá expediente no dia 24. No dia 25, o expediente retornará após o almoço, das 12h às 18h.   Segundo a Federação Brasileira de Bancos-Febraban os bancos estarão fechados para atendimento ao público nos dias 23 e 24 de fevereiro, reabrindo para atendimento a partir das 12h do dia 25 de fevereiro, Quarta-feira de Cinzas.  As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem nos dias 23 e 24 de fevereiro poderão ser pagos no próximo dia útil - 25 de fevereiro -, sem incidência de multa. Os tributos, normalmente, já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).