Quinta, 21 de abril de 2011, 06h13

Trabalho Temporário: datas comemorativas aquecem o segundo trimestre

Cerca de 250 vagas. Esta é a previsão de contratação temporária para o Dia das Mães. E, agora em abril, aproximadamente outras 400 vagas foram preenchidas para a Páscoa. Ambos dados são para Mato Grosso e relativos ao Setor de Comércio .

A gerente da Casa das Rosas, Sônia Gonçalves, avaliza esta expressividade, tendo em conta ramos específicos. “Contratamos umas 10 pessoas a mais para completar nosso quadro de 30 pessoas, por causa da maior venda no Dia das Mães”, explica ela, lembrando que a comercialização de flores e plantas em vaso e buquês, nesta data, cresce 80%.

O Dia das Mães, como explica o presidente da CDL Cuiabá, Paulo Gasparoto, fica entre a segunda e terceira datas de mais vendas no calendário comercial, perdendo apenas para o Natal, e em alguns anos para o Dia dos Namorados. “Em 2011, a data das Mães responde por 11% a mais de contratações em relação ao ano anterior”. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), no entorno do Dia acontecerá a abertura de 1.780 vagas temporárias na região Centro Oeste do País, exclusivamente para atender ao aumento da movimentação comercial. Em todo o Brasil serão cerca de 28 mil empregos temporários.  Se contar com a dobradinha Mães e Dia dos Namorados, o atual trimestre promete aquecimento. No ano passado, juntas as datas abriram 26 mil vagas em todo o Brasil e efetivaram 10% dos funcionários nesta modalidade.

Gasparoto informa que o Natal é a época que mais se efetiva e a Páscoa vem em segundo lugar, no Brasil e em Mato Grosso. A Mega Eventos, por exemplo, até o final da Páscoa empregará o total 70 pessoas para atuar como promotoras, supervisoras e montadoras de parreiras da marca Garoto, para 8 municípios de Mato Grosso. A coordenadora da empresa, Flora Felix Londrero, afirma que o emprego temporário relacionado a datas comemorativas e promoções, tem crescido no Estado. Os ciclos de promoções não param e são independentes do calendário comercial, englobando também lançamentos de produtos, estratégias de fortalecimento de marcas em determinadas regiões, entre outros contextos. Na convocação de pessoal, o ganho financeiro é um atrativo e os promotores de melhor desempenho são sempre chamados, podendo estabelecer uma renda melhor e mais previsível. “A média salarial nesta Páscoa, por exemplo, é de R$ 645,00 fixo para cada 30 dias de trabalho, mais R$19,00/dia de ajuda de custo, o que dá um ganho em torno de R$1.215,00, por 8 horas/dia”.

TRABALHO TEMPORÁRIO NO MERCADO -  O Brasil tem hoje mais de 1,6 mil empresas de trabalho temporário registradas no Ministério do Trabalho - a maioria nos estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro. Nesta pesquisa, foi verificado aumento de 2,9% no número de empresas em relação ao estudo anterior, quando havia pouco mais de 1,5 mil. “E, em Mato Grosso, deve ou precisa crescer este segmento, pois estamos com falta de mão-de-obra na Construção Civil”, fala Paulo Gasparoto, presidente da CDL Cuiabá. O faturamento do Setor de Trabalho Temporário em 2010 chegou a R$ 19 bilhões/ano ante R$ 17 bilhões/ano na pesquisa anterior. A média mensal de empregados como trabalho temporário em 2010, chegou a 902 mil ante 849 na pesquisa anterior. Em 2010, o perfil dos temporários mostrou o crescimento de duas faixas da população com sérias dificuldades de se empregar no mercado da atualidade: jovens em situação de 1º emprego, que respondeu por 14,5% das contratações ante 12,5% do ano anterior; e terceira idade, 14,3% contra 11,5%. (Assessoria de Imprensa CDL Cuiabá: Honéia Vaz)