whatsapp
Notícias /
Terça, 12 de julho de 2011, 18h19
| Tamanho do texto A- A+

Varejo em Mato Grosso tem avanço melhor que no restante do Brasil, em maio

Mato Grosso vem na contramão do país, mostrando um maior movimento no comércio no mês de maio.Conforme levantado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC/CDL Cuiabá), houve um aumento no volume de consultas de 11,63% no mês de maio em relação a abril. E comparado com o mesmo mês de 2010, o salto foi de 16,17%. As consultas ao SPC são um dos indicadores de vendas, com base nisso “pode-se assegurar que houve também um aumento nas vendas”, afirma o superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), Nelson Soares. Em âmbito nacional, as vendas cresceram em maio 0,6%, frente a abril. Quando comparado a igual mês do ano passado o acréscimo foi de 6,2%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
 
E o sexto mês do ano também teve um avanço positivo nas vendas. Soares lembra que junho é um bom mês para o comércio. “O Dia dos Namorados para alguns segmentos é tido como o terceiro Natal. E há segmentos que chegam a ter um alto volume de venda, passando a considerar a data o segundo Natal. Para estes segmentos o aumento sazonal alcança 50%, é o caso de algumas lojas de roupa”. O balanço do SPC registrou, este ano, uma alta de 24,37% nas consultas durante o Dia dos Namorados. “Este número foi excelente”, disse. Além disso, as festas juninas, embora não tragam um aumento notório às vendas, provoca movimento e leva o consumidor às lojas.
 
O primeiro semestre de modo geral teve vendas em ascensão, é o que aponta o superintendente. Podemos considerar que este semestre foi muito bom para o varejo de maneira geral, com altos volumes de vendas e em expansão”, pontua Soares. Mês a mês o movimento do varejo vem crescendo: fevereiro foi 3,84% maior que janeiro; março 31,56%, superior a fevereiro; abril 1,76% maior que março; maio 11,63% frente a abril; e junho 0,94%, comparado a maio. E no comparativo com 2010 as altas foram as seguintes: janeiro 8,12% superior; fevereiro 22%; março de 7%; abril 11,69%; maio 16,17%. “E junho vem fechar o semestre com chave de ouro apresentando um crescimento de 32% em relação ao ano passado”, enfatizou Soares.
 
Inadimplência sob controle - O percentual de inclusão de inadimplentes no Serviço de Proteção ao Crédito SPC/CDL Cuiabá em junho teve leve alta, pontuando 2,93% a mais do que no quinto mês de 2010. “Ainda assim, notamos melhora em relação a março, quando acendeu-se o sinal amarelo de alerta por causa de 31% de incremento de dívidas registradas”, informa Nelson Soares, superintendente da CDL Cuiabá.
 
De março, comparado a fevereiro, o crescimento foi de 31,56%. No mês seguinte, abril, tendo em conta o alerta da CDL, houve redução de 4,14% no número de inclusões. Em maio, comparado ao mês anterior, a inadimplência continuou em decréscimo, atingindo queda de 11,04%, em relação mês anterior.  
 
No acumulado do semestre, comparado com igual período do ano passado, a soma é de 6,09% mais registros, o que pode ser explicado pela alta nos terceiro e sexto meses do ano. “Tendo em conta estes números, é bom que o lojista continue se preocupando com a segurança na concessão de crédito, evitando chegarmos aos patamares de março”.
PARCEIROS

CDL Cuiabá © 2019 - Todos os direitos reservados - (65) 3615-1500

Sistema CNDL